Projeto Budiões: Ações e Perspectivas de Conservação

04.05.2020

Quinta live Papo de Papagaio com a participação do Coordenador do Projeto Budiões

No dia 16 de Julho de 2020 às 19 horas foi ao ar a live do Projeto Budiões com o tema “Projeto Budiões, ações e perspectivas de conservação”. Tendo a participação do coordenador do Projeto Budiões, o biólogo Carlos Werner Hackradt, mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e doutor em Biologia Marinha na Universidade de Murcia na Espanha. Atua como docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na área de ecologia marinha com ênfase em conservação de espécies ameaçadas.

No decorrer da live houve o relato da trajetória de pesquisa com budiões do Dr. Carlos e também a construção do Projeto Budiões. No final de 2019 iniciou-se a implementação do Projeto Budiões pelo Instituto Nautilus em parceria com 7 universidade brasileiras, tendo patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e sede no município de Porto Seguro, BA.

O intuito do Projeto é efetivar a conservação dos budiões e dos ambientes recifais, contando com a participação de atores de vários setores da sociedade, como pesquisadores, mergulhadores recreativos, professores da educação básica, jovens das comunidades pesqueiras e gestores de Unidades de Conservação.

E para alcançar os objetivos previstos, o Projeto encontra-se estruturado em quatro frentes: monitoramento de pesca, pesquisa científica, educação ambiental e políticas públicas. Tais frentes abrangem os estados da Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Assista a live na íntegra no canal Projeto Budiões no Youtube.