Espécie
Peixe-papagaio-vermelho
Sparisoma tuiupiranga
É o menor budião que ocorre no Brasil, chegando no máximo a 15cm. Possui corpo predominantemente vermelho vivo e é encontrado nos recifes da Bahia até Santa Catarina.
Nomes populares mais utilizados
Peixe-papagaio-vermelho
Status de conservação
Pouco preocupante (LC).
Tamanho
Até 15,4cm.
Habitat/Ocorrência
Encontrado em áreas rasas de recifes de corais e costões rochosos tropicais. Ocorrem no Atlântico Sudoeste, desde o estado da Bahia, Parque Nacional Marinho do Arquipélago de Abrolhos, até Santa Catarina.
Coloração
Seu nome “tuiupiranga” vem do Tupi, que significa periquito vermelho, pela sua coloração predominantemente vermelha. Indivíduos na fase inicial apresentam dorso marrom, linha branca no meio do corpo e ventre castanho amarronzado. Na cabeça possuem numerosos pontinhos marrons em fundo bege. Os jovens e adultos ganham a coloração vermelho vivo ao longo do corpo, dorso esbranquiçado e nadadeira anal amarelada. Os pontinhos na cabeça também ganham tons de vermelho. A cor dos machos terminais em uma estação de limpeza pode ser muito diferente, com coloração do corpo ficando verde-oliva com tons de azul ao longo do corpo e apenas os olhos permanecem vermelhos.