Início das Ações Presenciais de Educação Ambiental do Projeto Budiões

02.25.2021

O Projeto Budiões, muito para além das ações de pesquisa e monitoramento, tem em sua programação diversas ações de educação ambiental envolvendo também a divulgação e disseminação do conhecimento para o público em geral. No entanto, a pandemia de COVID-19 nos fez ajustar o rumo.

As ações de Educação Ambiental estão entre os objetivos centrais do Projeto Budiões, vista a importância da mesma para as ações de conservação das espécies. Diante a pandemia global que estamos enfrentando, após quase um ano de início do projeto, nenhuma atividade presencial tinha sido realizada. Ainda que uma série de ações virtuais foram desenvolvidas ao longo de 2020.

Uma das ações que realizamos, com a retomada das atividades turísticas na cidade de Porto Seguro – Bahia, (onde está localizada a sede do projeto) foi a divulgação e educação ambiental para os turistas que fazem o passeio para o Parque Municipal Marinho do Recife de Fora. No Parque, podem ser observadas diversas espécies marinhas entre elas os budiões.  Seguindo as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde para prevenção à contaminação por COVID-19, a equipe do projeto realizou a distribuição de panfletos e exibição de banners que trazem informações sobre as espécies-alvo e as ações a serem desenvolvidas. Durante as visitas ao píer municipal  nos meses de novembro e dezembro de 2020 e janeiro de 2021, pudemos conversar com alguns guias de turismo e turistas sobre a importância da conservação dos budiões e dos ambientes recifais.

Outra ação realizada foi nossa participação na Feira Bio Arraial, que é uma eco feira e espaço para encontros interativos que acontece no distrito de Arraial D’Ajuda, localizado na cidade de Porto Seguro. Na feira, as pessoas interessadas em conhecer o projeto foram recebidas pela equipe que falou a respeito das ações de conservação que estão em andamento, sobre os ecossistemas recifais, os peixes budiões além de terem sido realizadas atividades com as crianças que retratassem os budiões e sua importância. A participação neste evento foi uma oportunidade de apresentar o projeto para a comunidade local e disseminar o conhecimento sobre os peixes budiões, também conhecidos como peixes-papagaio, e a importância da conservação destes e dos ambientes recifais.