A Vida Secreta Dos Budiões

04.04.2020

Quarta live Papo de Papagaio com a participação da Roberta Bonaldo

No dia 08 de Julho de 2020 às 19 horas houve a live do Projeto Budiões sobre “A vida secreta dos budiões” junto à convidada Roberta M. Bonaldo, formada em Biologia e mestre em Ecologia pela Universidade de Campinas (UNICAMP), doutora em Biologia Marinha pela Universidade de James Cook na Austrália, e Phd pelo Instituto de Tecnologia da Georgia nos EUA. Atua como produtora, fotógrafa e cinegrafista na empresa Natural History Brazil produções.

Durante a live foi apresentada a trajetória de pesquisa da Dra. Roberta com os budiões, direcionada aos aspectos alimentares desse grupo. Os budiões, ou peixes papagaios, são caracterizados por sua morfologia oral ser semelhante ao bico dos papagaios. Esta morfologia distinta permite aos budiões alimentar-se de macroalgas, corais mortos e sedimento. E através dos seus hábitos alimentares correspondem à funções ecológicas através do controle de crescimento das algas, alteração da configuração física das superfícies dos recifes e liberação de areia por meio das fezes.

Outras curiosidades acerca dos budiões são a variação na coloração em diferentes estágios de vida, e a produção do casulo de muco realizado por algumas espécies para se protegerem de predadores enquanto descansam no período noturno. Apesar das fascinantes particularidades dos budiões, grande parte das espécies brasileiras são consideradas como vulneráveis a extinção.

Assista a live na íntegra no canal Projeto Budiões no Youtube.