Ciência Cidadã
Quer saber como é fácil contribuir com o ciência cidadã?!
Veja o Passo a passo.
Participe
Você gostaria de se tornar um cientista? Um cientista cidadão? Assim você pode contribuir para a ciência e conservação do meio ambiente!!
O programa de Ciência Cidadã do Projeto Budiões têm como objetivo elaborar uma base de dados que ajude no mapeamento e monitoramento da presença das espécies de budiões em vários locais do litoral brasileiro. E para isso queremos contar com sua colaboração. Estes dados ampliarão nosso conhecimento científico sobre as espécies e serão fundamentais na criação de políticas públicas que visam a conservação e uso sustentável dos recursos naturais marinhos.
Se você é um mergulhador, pescador ou costuma visitar ambientes recifais, pode colaborar conosco nos enviando o registro da sua avistagem de um budião!
Você precisa apenas marcar as espécies de peixes que observou e as estimativas de quantidade (número aproximado de indivíduos de uma mesma espécie) e tamanho corporal (comprimento aproximado do focinho ao final da nadadeira caudal) para cada uma. Com isso você estará colaborando com o enriquecimento de dados científicos e por consequência ajudando a preservação destas incríveis espécies!
Fique tranquilo!
O Projeto Budiões estará atento a liberação de direitos autorais para uso restrito das informações e da sua imagem em ações de pesquisa e divulgação científica.
Instruções
Se você tiver alguma dúvida ou problema, por favor, não hesite em entrar em contato conosco para que possamos ajudá-lo.
Passo 1
Cada foto representa uma espécie em determinada fase da vida, ao clicar na foto do peixe que você avistou, você será redirecionado para uma tela onde terá que indicar a quantidade (nº de indivíduos) e o tamanho corporal estimado, além de poder descarregar uma foto caso tenha feito o registro do avistamento;
Passo 2
Repita o processo para cada espécie e fase de vida;
Passo 3
Caso tenha feito o avistamento em mais um local ou ponto de mergulho, envie o formulário e comece um novo preenchimento, agora com as informações da outra localidade.
Importante!
Estes peixes são muito diversos, e nem sempre a imagem representada corresponde exatamente as cores do exemplar que você avistou. Vamos nessa!