População contribui e registra cerca de 450 avistagens de budiões em 11 estados do litoral brasileiro

11.15.2023

Programa Ciência Cidadã do Projeto Budiões ajuda a construir base de dados para a conservação dessa espécie de peixe

 Budião-azul avistado por Mayla Dombrowsky
Budião-azul avistado por Mayla Dombrowsky

Quase 60 cientistas-cidadãos – entre eles turistas, mergulhadores e pescadores – registraram espécies de peixes budiões ao longo de 11 estados do litoral brasileiro desde 2020. Foram 447 avistagens de 9 espécies, em 41 localidades diferentes, registradas voluntariamente no website do Projeto Budiões através do Programa Ciência Cidadã, cujo objetivo é elaborar uma base de dados que ajude no mapeamento e monitoramento da presença das espécies de budiões em vários locais do litoral do Brasil. O Projeto, que é patrocinado pela Petrobras, também atua na pesquisa e educação ambiental para a conservação da espécie.

     Dentre as localidades dos avistamentos estão Fernando de Noronha, em Pernambuco; as ilhas de Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo e o Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, com o maior número de registros enviados.

    O termo Ciência Cidadã refere-se às parcerias entre cientistas e não cientistas que atuam em conjunto para coletar dados científicos relacionados às pesquisas aplicadas a temas de interesse público. “A população pode e deve seguir contribuindo com o Programa Ciência Cidadã do Projeto Budiões. Estes dados ampliarão nosso conhecimento científico sobre as espécies e serão fundamentais na criação de políticas públicas que visam a conservação e uso sustentável dos recursos naturais marinhos. Ao registrar os avistamentos de budiões na nossa plataforma, o ‘cientista-cidadão’ estará colaborando com o enriquecimento de dados científicos e, por consequência, ajudando a preservar estas incríveis espécies”, destaca o ecólogo Alexandre Schiavetti, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Divulgação Científica do Projeto Budiões.

    Para contribuir, basta acessar o site  budioes.org e preencher o formulário de Ciência Cidadã, anexando uma foto do peixe avistado, entre outras informações. Para facilitar a identificação da espécie, o Projeto Budiões incluiu no formulário uma lista com imagens dos peixes em suas diferentes fases de vida.

     O budião – ou peixe papagaio – é considerado uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira. Há o multicolorido budião-verde, que é não apenas verde, mas também laranja e um pouco azul; tem as nadadeiras quase fosforescentes do budião-cinza; e ainda o carisma do budião-azul, cuja combinação de cores e a posição da boca fazem parecer que ele está sorrindo. Além da beleza, a espécie desempenha um papel fundamental para a manutenção dos nossos recifes, se alimentando de algas que os cobrem, garantindo assim o crescimento saudável dos corais.

Sobre o Projeto Budiões

     O Projeto Budiões é uma iniciativa multidisciplinar que alia pesquisa com ações de educação ambiental e divulgação científica. Com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto tem como uma de suas metas promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades costeiras ao longo dos mais de 7.000 quilômetros do litoral brasileiro. Isso envolve a criação de alternativas econômicas viáveis, que não dependam da pesca predatória, e o estabelecimento de políticas públicas que promovam uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, garantindo a proteção dos budiões e dos ecossistemas marinhos como um todo.

Iniciado efetivamente em 2020, o Projeto Budiões une cientistas de 6 universidades brasileiras. As equipes atuam também no monitoramento, avaliação e status populacional para a conservação desses peixes numa área que abrange os estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

     Com suas cores e traços singulares, o budião – ou peixe papagaio – é considerado uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira. Para além da beleza, a espécie desempenha um papel fundamental para a manutenção dos nossos recifes, se alimentando de algas que os cobrem, garantindo assim o crescimento saudável dos corais. Por essa função, esses peixes levam o apelido de “jardineiros do mar”. Mas infelizmente, devido à pesca predatória, desde 2014 o budião-azul (ou bico-verde) figura na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Para saber mais, acesse:
 Instagram: @budioes
 Facebook: @budioes
 YouTube: Projeto Budiões
 Twiter: PBudioes
 LinkedIn: Projeto Budiões

 Budião-cinza avistado por Ricardo Dias
Budião-cinza avistado por Ricardo Dias
 Budião-bandeira avistado por Mayla Dombrowsky
Budião-bandeira avistado por Mayla Dombrowsky