Evento levantou possíveis estratégias de políticas públicas visando à conservação e proteção dos budiões e outros peixes recifais
Coordenadores e cientistas do Projeto Budiões, Carlos Hackradt, Fabiana Félix Hackradt, Carlos Eduardo Ferreira e Matheus Oliveira participaram, entre os dias 20 e 21 de junho, do primeiro Painel de Especialistas em Budiões e Peixes Recifais promovido pelo ICMBio. O evento foi realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, na capital Vitória, e contou ainda com a presença de pesquisadores, pescadores e gestores de Unidades de Conservação de todo Brasil.
O evento teve como objetivo principal analisar o estado atual das populações de budiões ao longo da costa brasileira, com foco espacial para o banco dos Abrolhos, e avaliar o conhecimento científico e empírico relacionado à biologia e ecologia dessas espécies e de outros peixes presentes em ambientes recifais.
Durante o painel, foram realizadas diversas apresentações por pesquisadores e pescadores de diferentes regiões do país, que destacaram as lacunas no conhecimento sobre essas espécies e os problemas causados pela ação humana. Estratégias voltadas para a formulação e revisão de políticas públicas foram avaliadas e discutidas, visando à conservação e proteção dos budiões e outros peixes recifais.
Como resultado do evento, novas reuniões serão convocadas e coordenadas pelo ICMBio e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com o objetivo de desenvolver ações concretas baseadas nas discussões e conhecimentos compartilhados no painel, assim como da experiência adquirida com a implementação dos Planos de Gestão Locais, com foco no uso sustentável dessas espécies nas Unidades de Conservação. “Essas ações deverão abranger políticas públicas e medidas de conservação para enfrentar os desafios relacionados à preservação das espécies estudadas”, destacou o professor doutor Carlos Hackradt, coordenador geral do projeto Budiões, iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.