Nomenclatura científica e nomes comuns dos seres vivos: o que significa e para que serve?

12.14.2020

Quem não ficou se perguntando qual o nome de um bicho que nunca tinha visto? Como se chama aquele peixe? Essas são perguntas frequentes que todo biólogo costuma ouvir e a resposta nem sempre é fácil. Acaba que normalmente os biólogos respondem com um nome cabeludo e, geralmente, difícil de entender. O nome científico!

A nomenclatura científica foi proposta pelo naturalista suíço Gaspar Bauhin no século XVII para classificar plantas com características similares e posteriormente desenvolvida e formalizada por Carolous Linnaeus (Carl Nilsson Linnaeus) no século XVIII em seu famoso tratado “Systema Naturae”. Esta obra fundou a base da taxonomia, ciência que estuda e classifica os organismos vivos segundo suas características morfológicas.

Systema Naturae é um compêndio de diversas regras e normas que indicavam como proceder para realizar uma classificação hierárquica das espécies. A 1a versão foi publicada em 1735, porém, foi apenas na 10a edição (1758) que Lineu propôs a classificação através de uma nomenclatura binomial ou binária. Essa nomenclatura é obrigatoriamente composta por 2 nomes, um que identifica o gênero e um segundo que o qualifica, portanto normalmente um adjetivo, chamado de epíteto específico.

Mas vamos lá, e o que é um gênero e uma espécie para a biologia? Pois o gênero é um nome que define um extenso grupo de organismos (podem ser animais, plantas, bactérias, etc.) que compartilham características morfológicas e funcionais, e portanto com um elevado grau de “parentesco”, similaridade, entre elas. Já as espécies, ainda que não existe um consenso geral do que é uma espécie, são aqueles organismos que pertencem a uma população natural, ou grupos de populações, que estão ou têm o potencial de estarem se reproduzindo e produzindo descendentes férteis (de acordo com Dobzhansky e Mayr).

E porque estamos falando tudo isso? Bom, porquê é daqui que saem os “palavrões” que os biólogos usam para identificar uma espécie em qualquer lugar do mundo. Por ter seu nome em latim ou latinizado e por apresentar essa nomenclatura binomial, todas as espécies do mundo podem ser identificadas à partir de um único nome duplo, como por exemplo o da nossa espécie Homo sapiens, ou do tigre, Panthera tigris, ou do Budião-azul, Scarus trispinosus. Mas, se as pessoas já dão nomes aos animais normalmente, como tigre e budião-azul, porquê dar esse nome difícil e complicado para os organismos?

Bom é aqui que queremos chegar com esse texto. As pessoas nomeiam os animais e plantas, em geral, por um conjunto de características que chamam a atenção e os tornam reconhecíveis, por exemplo: o budião-azul é chamado assim porque ele se parece com os demais peixes chamados de budião e é azul.